Quem nunca recebeu um e-mail de uma empresa desconhecida, de um serviço que nunca solicitou ou de um site que sequer foi acessado? Basta ir até a sua caixa de entrada para perceber que os “spams”, aqueles e-mails indesejados, seguem vivos na nossa rotina.

Agora, se você já não gosta de receber esse tipo de mensagem, que tal evitar que a sua base de e-mail marketing também passe pela mesma situação?

É fato que as campanhas de e-mail marketing pedem uma atenção especial. Afinal, quando bem utilizadas, se tornam uma importante aliada para sua marca. Mas basta um disparo equivocado para atrapalhar sua estratégia de comunicação.

Sim, infelizmente isso acontece com certa frequência, mas com preparo e inteligência você pode evitar cair na temida pasta de spams.

 

 

Vamos mostrar para você, que é possível criar campanhas de e-mail marketing que sejam aliadas da sua marca!Neste conteúdo, vamos mostrar como definir a base de disparo de e-mail marketing e como protegê-la através de disparos inteligentes.Chegou a hora de entregar o conteúdo certo para quem, de fato, tem interesse nele!

Evite os erros mais comuns na hora de disparar para a sua base de e-mail marketing

A prática de spam, que consiste em usar meios eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas, é altamente prejudicial à credibilidade de uma marca. Por isso, é importante ter consciência dos erros que podem levar o seu negócio a cair nessa armadilha.

Quando você não possui uma base de e-mail marketing bem estruturada – isto é, quando você entrega conteúdos que não interessam as pessoas que estão na sua lista de contatos –, é bem provável que as suas mensagens sejam marcadas como spam.

Quando isso acontece, aumentam as chances dos servidores incluírem o seu negócio na chamada “blacklist”. O termo de origem inglesa, cuja tradução significa “lista negra”, é uma área das plataformas de e-mail onde são adicionados os remetentes que apresentam baixa reputação.

Ou seja, se você enviar mensagens não solicitadas a um grande número de usuários, seu e-mail marketing é imediatamente marcado como spam!

Como evitar que meu e-mail seja classificado como spam?

Certos cuidados ao montar seu e-mail marketing evitam muitas dores de cabeça futuras. Confira algumas dicas:

– Subject (Assunto)

Limite o subject (Assunto) a não mais que 50 caracteres. 5 a 8 palavras é uma quantidade razoável de informações que o usuário consegue absorver ao ‘scannear’ sua caixa postal em busca dos e-mails que serão abertos. Este conteúdo de texto também está sujeito a avaliação por anti-spams e, por isso, evite utilizar no Assunto (Subject), ‘corpo’ de sua mensagem, além do campo ‘De’ de sua mensagem, palavras que possam ser interpretadas como SPAM. Exemplos: clique aqui, mailmkt, crédito, grátis, curso, de/para sua empresa, promoção, ‘$$$’, exclamações entre outros. Se for uma promoção, dê o nome da promoção, sem acentos e evite as expressões fiscalizadas pelos programas anti-spam (divulgue, consulte-nos, frete grátis) além das já citadas.

OBS: Nunca escreva todo o texto do assunto em letras maiúsculas, pois a caixa alta faz com que o e-mail receba pontuação e seja classificado como spam.

– Se for uma newsletter, escolha um assunto principal e coloque-o no subject (Assunto). Os demais deixe na mensagem, apenas.

– Cuidado com as imagens na hora de fazer seu e-mail marketing

Nunca envie apenas uma imagem como corpo de e-mail. A maioria dos serviços vai, por padrão, bloquear essa imagem e a eficiência do disparo tende a diminuir bastante.

Use alt tags nas imagens, sempre colocando um texto que descreva a imagem.

As Alt Tags permitirão que seu e-mail seja compreendido antes do carregamento das imagens. Mapeie, insira hiperlinks e nos endereços das imagens, não use as palavras marcadas. Uma imagem hospedada em uma pasta chamada marketing, promo ou e-mailmkt vai pontuar e muito o seu template. Por que não nomear as pastas como images ou simplesmente imgs? Cai muito melhor assim, não? E não pontua.

– Equilibre seu template. Use imagens, mas também use textos. O ideal é 50% para cada.

– Se for preciso inserir uma imagem grande no e-mail, para que a mensagem seja transmitida, é importante que ela esteja fatiada em pequenos ‘pedaços’, para otimizar o tempo de download. É importante recortar as imagens adequadamente, de modo que cada fatia possa ter seu próprio link. Isso evita que os links desapareçam, enquanto as imagens estão bloqueadas.

– Deixe seu HTML puro. Nada de CSSs, DIVs, Styles e Javascripts, pois todos são bloqueados nos webmails.

– A importância do opt-out no E-mail Marketing

Para que o contato tenha a possibilidade de negar o recebimento de um E-mail Marketing, deve existir o opt-out. Para que este conceito funcione perfeitamente, é preciso inserir em todos os e-mails marketing criados, um link com a função de descadastramento. Uma pessoa que não deseja mais receber seus e-mails reportará o e-mail como spam e trará mais consequências negativas.

– Não compre listas de e-mails

Elas não funcionam e podem destruir sua reputação. Esse será o pior investimento que você já fez. Gastará dinheiro, queimará sua reputação e alimentará uma prática desonesta de entrar em contato com quem nunca confiou a você esse direito. Nunca envie o e-mail se não tiver autorização.

Seguindo estas dicas, você monta um e-mail adequado, que segue as regras do mercado de relacionamento digital. Seus contatos irão perceber isto quando os e-mails começarem a cair direto em suas caixas de entrada, ao invés das caixas de lixo eletrônico. E você ganha confiabilidade nos provedores, que, no fim das contas, são os portões de acesso aos seus clientes.

-Não usar imagem pesada

As imagens influenciam muito no engajamento das campanhas de e-mail marketing. Mas antes de inseri-las nos materiais, é importante ter atenção a alguns detalhes.

É recomendado que você não utilize imagens acima de 70 Kb, ing pode ter dificuldades para abrir sua mensagem. Além disso, muitas empresas, por medida de segurança, bloqueiam mensagens com imagens pesadas.

Não esqueça que uma imagem muito pesada pode demorar a carregar no computador do seu destinatário, já que nem todo mundo tem uma boa conexão de internet. Portanto, tente criar um modelo de e-mail com design limpo e com foco no conteúdo!